O MERCADO IMOBILIÁRIO DE PORTO ALEGRE

O MERCADO IMOBILIÁRIO DE PORTO ALEGRE

PortoAlegre

O mercado de imóveis novos, em obras ou prontos, de Porto Alegre encontra-se em um patamar saudável de estoque. Um dos mais importantes indicadores para avaliação do equilíbrio de mercado é a disponibilidade de oferta atual (estoque) sobre a oferta inicial (volume lançado). Os 5.589 apartamentos que estavam à venda no final de setembro/16 representavam apenas 21,3% do volume de unidades lançadas nos 294 empreendimentos imobiliários que ainda possuem unidades disponíveis para compra em Porto Alegre. Quando este percentual está no patamar entre 20% e 25% dizemos que o mercado esta equilibrado na relação entre demanda e oferta. Podemos afirmar que o nosso mercado imobiliário em Porto Alegre está saudável. Não significa que alguma tipologia em alguma região específica não possa apresentar uma oferta superior à demanda atual, mas analisar o específico para falar do geral, neste caso não faz sentido.

Outro indicador que evidencia como o mercado porto-alegrense está saudável é o baixo volume de imóveis prontos, porém novos, à venda. Se assumimos que, na média, um imóvel leva 3 anos para ser entregue, podemos dizer que o que foi lançado até setembro de 2013 está pronto. Isso representa apenas 33% do estoque atual na cidade. Hoje a média brasileira está próxima dos 40% e, em Curitiba, uma cidade similar, tanto em tamanho quanto renda, esse patamar passou os 50%. Além disso, de todos o montante de imóveis que foram lançados em 2016, mais da metade já foi vendido.

Um último indicador que gostaríamos de falar neste momento é o nível de preços. Porto Alegre apresenta o segundo maior preço por metro quadrado da região Sul do Brasil, em levantamento da BRAIN nas 35 principais cidades da região que representam pouco mais de 50% do PIB do Sul.

Sem título

Confira sobre o mercado imobiliária em Porto Alegre também na Revista Foxter Gallery

Desenvolvimento do preço médio dos imóveis em Porto Alegre

Desenvolvimento do preço médio dos imóveis em Porto Alegre

Desenvolvimento do preço médio dos imóveis em Porto Alegre. Confira abaixo dados do portal Agente Imóvel referente ao preço médio dos imóveis em Porto Alegre:

O Agente Imóvel realizou uma pesquisa em Junho de 2014, no qual identificou o alto índice de vendas principalmente para de 2 e 3 dormitórios, entre 40 e 50 mil imóveis.

tabela

Entre os imóveis, no geral, fazendo uma comparativa entre o mês de Junho de 2013 e Junho de 2014, indica que houve um aumento de 16% na procura/venda de imóveis de 1 dormitório, 13% nas de 2 dormitórios, 13% nas de 3 dormitórios, 8% para 4 dormitórios e 17% para 4 ou mais dormitórios.

Português: Panorâmica do Cais Mauá, parte do p...

Português: Panorâmica do Cais Mauá, parte do porto de Porto Alegre, Brasil. (Photo credit: Wikipedia)

Para outras bases, os bairros mais valorizados de Porto Alegre são oito: Jardim Europa, Central Parque, Bela Vista, Moinhos de Vento, Auxiliadora, Três Figueiras, Boa Vista e Petrópolis.

Os dois primeiros que apareceram são bairros planejados, ou seja, é um empreendimento aonde tudo já foi previamente pensado e planejado. Têm, além das moradias, comércio, serviços e áreas de lazer.

O valor do m² dos empreendimentos no geral está aproximadamente entre R$ 6mil e R$10mil reais. Os bairros planejados estão entre os mais cotados e mais valorizados.

Fonte: Agente Imóvel