Itaim compõe a paisagem do bairro do Itaim Bibi, em São Paulo, com uma arquitetura disruptiva. O projeto, assinado pelo escritório de arquitetura aflalo/gasperini, é fruto da reestruturação de uma antiga construção, que ocupava um terreno de 2.500 metros quadrados de área.
Oferecendo uma experiência de alto padrão, o edifício Arcos Itaim rompe com o padrão de construções do entorno de forma muito delicada. O projeto de reforma da estrutura que havia no local ganhou linhas elegantes e proporções graciosas, que capturam a essência do escritório através de um conceito contemporâneo.
Logo ao adentrar o Arcos Itaim, o morador se depara com muitas áreas verdes, fruto de um projeto de paisagismo rebuscado para o edifício. No andar térreo, também ficam todas as amenidades de uso comum -- a exemplo do salão de festas, da academia e do hall de entrada.
Ainda no térreo, há dois destaques citados pelo arquiteto: a área de lazer e a área da garagem. Ambos os espaços usufruíram do leve desnível do terreno para oferecer o melhor aproveitamento possível.
Já na área de lazer, a aposta foi na construção de uma piscina de dimensões generosas, contornada por decks de madeira, solário, jardins e áreas de descanso.
Nos andares superiores, a estrutura curvilínea se restringe às varandas, que ganharam uma estética moderna e contemporânea devidos às angulações. Essa simplicidade e sofisticação do design se repete na materialidade do projeto, composta por materiais nobres como madeira, pedra e vidro, conferindo uma identidade única e marcante ao edifício.
Localização com grande variedade de comércio, escolas e hospitais e próximo ao Parque do Povo