Três Figueiras Porto Alegre RS

Três Figueiras é um bairro nobre de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. O nome do bairro deriva de três figueiras nativas da espécie Ficus organensis, localizadas nas dependências do Colégio Farroupilha, cujo terreno era conhecido como "Chácara das Três Figueiras". As três árvores foram tombadas pelo município de Porto Alegre. 
A região foi inicialmente ocupada por chácaras pertencentes a negros alforriados. O bairro Três Figueiras virou assunto na mídia quando foram feitas reportagens a respeito de um dos últimos quilombos da cidade, a Associação Quilombo da Família Silva. Estando situado no bairro há décadas, recebe apoio da Fundação Cultural Palmares, a qual reconhece sua identidade afro-brasileira e direito a território. O Quilombo da Família Silva se tornou o primeiro "quilombo urbano" titulado do Brasil.
Com o crescimento populacional e o desenvolvimento de áreas próximas ao Centro Histórico de Porto Alegre, o Três Figueiras se transformou, ao longo dos anos, em um bairro nobre, predominantemente residencial, de classe média alta à alta alta. Possui atualmente a maior renda per capita da cidade, sendo considerado um dos vinte bairros mais ricos do Brasil, segundo dados da revista Exame. Segundo essa mesma publicação, é também o bairro de maior renda per capita da Região Sul.
O crescimento trouxe também ao bairro dois colégios tradicionais de Porto Alegre, o Colégio Farroupilha (fundado em 1886) e o Colégio Anchieta (fundado em 1890) , antes localizados no Centro Histórico, ambos são instituições particulares.

Imóveis em Três Figueiras

Imóveis em Três Figueiras | Porto Alegre

CARREGAR MAIS RESULTADOS...

Mais pesquisas de imóveis à venda

Localização