Teresópolis Porto Alegre RS

Teresópolis é um bairro localizado na zona sul de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. Em virtude de seu clima ameno, o local prosperou com a instalação de chácaras destinadas à produção de frutas (com destaque para as parreiras) e à criação de animais de pequeno porte. A partir de 1901, a Companhia Territorial Rio-Grandense, responsável pelo loteamento de áreas em toda Porto Alegre, comercializou outros terrenos no Teresópolis.
O núcleo central do bairro passou a ser a Praça Guia Lopes , originalmente chamada Praça Dona Maria Luiza, em homenagem à esposa de Manuel Antônio Fernandes, ex-presidente da Câmara Municipal. A circulação de bondes, a partir do século XIX, proporcionou o aumento da população.
Em 1910, ocorreu no bairro a primeira Festa da Uva do Rio Grande do Sul, organizada por moradores do Teresópolis e da Vila Nova. Ocorreu também a segunda Festa da Árvore e, ainda hoje, existe na Praça Guia Lopes um monumento à preservação das árvores.
Em 1916, a Capela Nossa Senhora da Saúde tornou-se uma paróquia. Essa instituição foi responsável pela fundação da escola paroquial, atualmente Colégio São Luís. Em 1923, foi construída no Teresópolis a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, sob a influência da arquitetura gótica. Antes de sua construção, tal igreja estava instalada na extinta Escola Cruzeiro do Sul, na qual estudaram personalidades como Érico Verissimo e Josué Guimarães.
Muitas outras instituições do Teresópolis merecem destaque: o Hospital Espírita de Porto Alegre, o Teresópolis Tênis Clube e a Sociedade Beneficente Nossa Senhora da Saúde de Teresópolis. Atualmente o bairro de Teresópolis convive com intervenções da urbanização da cidade, como a construção da Terceira Perimetral, que trouxe transformações de porte para área.

Imóveis em Teresópolis

Imóveis em Teresópolis | Porto Alegre

CARREGAR MAIS RESULTADOS...

Mais pesquisas de imóveis à venda

Localização