Partenon Porto Alegre RS

Partenon é um bairro de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. 
A história do bairro começou quando alguns literatos de Porto Alegre passaram a se encontrar com certa frequência e, desses encontros, nasceu a Sociedade Pártenon Literário2 , oficialmente fundada em 1868. Sem endereço fixo para suas reuniões, eles perambulavam pelas livrarias e cafés da cidade.
Com o aumento de prestígio da sociedade, um componente do grupo propôs a construção de uma sede. Um deles então doou algumas de suas terras, localizadas no topo de um morro. Os membros da sociedade sonhavam em ali construir uma réplica do Partenon grego. Em 1873, no lugar onde hoje é a Igreja de Santo Antônio (localizada no bairro homônimo), foi lançada a pedra fundamental da sede, mas a ideia não prosperou. Paralelamente, um grande plano de urbanização e loteamento da área encontrava-se em curso. Num acordo com os membros da sociedade, o loteamento utilizaria o nome "Partenon" e a sociedade receberia parte do terreno a ser loteado.
O Partenon é cortado pela a Avenida Bento Gonçalves, que se tornou uma das principais artérias da cidade de Porto Alegre. Às margens desta avenida se desenvolveu uma ampla rede comercial, que vai de pequenos estabelecimentos a hipermercados. A mesma diversificação de oferta se dá também no que se refere à educação onde, na mesma avenida, são encontradas desde escolas de segundo grau estaduais e particulares, até a PUCRS, que inaugurou seu Campus Central em 1968, ocupando uma grande área dentro do bairro.

Imóveis em Partenon

Imóveis em Partenon | Porto Alegre

CARREGAR MAIS RESULTADOS...

Mais pesquisas de imóveis à venda

Localização