Use e abuse dos Espelhos

Quer decorar a casa e não sabe como? Trouxe algumas idéias de como decorar sua casa com espelhos diferentes. Não importa a forma, mas sim colocá-los em lugares estratégicos, lugares com muita luz e cor.

Escolha a forma de espelho que mais combina com você e comece a mudar sua casa.

Pode ser na sala, no quarto, no hall, no banheiro, no corredor e em vários outros ambientes.  Os espelhos enfeitam a casa, ampliam os espaços e valorizam a iluminação dos lugares. Além disso, são boas alternativas para esconder pequenos defeitinhos nas paredes ou na construção, de maneira muito mais discreta que um chamativo e colorido quadro.  O importante é usar com bom senso. Não existem cômodos onde é proibido colocá-los, mas no quarto, por exemplo, é interessante usar com moderação, a não ser que o morador goste muito do efeito.

 

Os espelhos são um instrumento e tanto para o feng-shui. Colocá-los na entrada das casas, acima da porta, pode rebater as energias negativas e impedi-las de entrar na residência.

Na sala, pode-se usar o recurso de colocá-lo refletindo uma janela com uma árvore ou uma piscina, por exemplo, ou usar apenas para dar idéia de amplitude.

 

 

 

Atenção: perto de janelas, é preciso ter algum cuidado. Se houver um jardim ou uma bela paisagem a ser refletida, é uma boa idéia.

Mas nem sempre a vista da janela é ampla, já que vivemos em apartamentos colados um no outro nas grandes cidades. E ninguém quer trazer para dentro da própria sala a parede muitas vezes mal cuidada do prédio vizinho.

 

 

Os banheiros são um cômodo a parte. Nem só bem-vindos, os espelhos são essenciais para essa parte da casa. Neste  espaço eles devem ser do tamanho da bancada da pia e, de preferência, até o teto.  Se a composição for de espelhos pequenos num banheiro, por exemplo, vale deixar um estrategicamente colocado para que a pessoa possa enxergar o rosto.

Vale também ousar e criar contrastes entre a decoração do espaço e a moldura escolhida. Espelhos venezianos, por exemplo, estão sempre em alta e caem bem com qualquer tipo de decoração .

 

 

Projetos mais ousados podem ter uma parede inteira revestida de espelhos e, na outra, arriscar pinturas diferentes que ficarão duplicadas.

Esse, aliás, é o grande trunfo dos espelhos: duplicar a imagem dos ornamentos que tiver em casa.  Qualquer objeto se destaca quando refletido. Cristais, vidros, cores, flores, plantas. Tudo se torna ainda mais bonito.

 

Confira abaixo 10 dicas sobre como usar os espelhos na decoração:

1) Colocar espelhos e quadros na mesma parede pode dar um efeito interessante, já que a composição ganha movimento. O importante é que o espelho não conflite com os quadros, nem tenha uma moldura que fique muito mais aparente que os quadros.

2 Não existe altura ideal para os espelhos. O importante é que não corte a cabeça de quem está olhando. A largura depende do efeito que se quer criar. Se for de amplitude, é legal ocupar a largura total de uma parede. Ele pode ficar a 90 cm ou a 1 m do chão. Se for só efeito decorativo, não há regra.

3) Mas nem sempre eles precisam ter uma altura coerente com a altura das pessoas. Peças pequenas podem ser usadas para valorizar a iluminação ou dar destaque a um objeto específico, como uma escultura, vaso ou enfeite.

4) Usá-los em locais diferenciados é uma boa alternativa se quiser chamar atenção para esse local, já que desperta a curiosidade das pessoas. Todos vão tentar entender porque a peça está ali.

5) É difícil exagerar quando o assunto é espelho. Eles podem ser grandes e ocupar a parede toda sem parecer demais. O problema é pecar na quantidade e colocar mais de uma peça grande em paredes diferentes do mesmo cômodo. Bom senso nunca é demais.

6) Espelhos em espaços onde bate muita luz podem incomodar mais no que enfeitar. A luz deve ser moderada e não causar incômodo para os moderadores. Evite a incidência direta do Sol.

7) Molduras brancas combinam muito bem com ambientes revestidos com papel de parede. Além de destacar o espelho valorizam ainda mais a estampa no cômodo.

8 ) Nas salas de jantar, os espelhos valem para ampliar o local. Em dias de festa, com bastante gente, o evento parece ainda mais animado.

9) Para valorizar o espaço do quarto, uma boa alternativa é um armário com portas de correr, revestidas com espelho.

Fonte: Arq. Fabiana Mazzotti
Esta entrada foi publicada em Arq. Fabiana Mazzotti, Profissionais e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.